Publicado em Deixe um comentário

O investimento do jeans sustentável e sua importância para o meio ambiente

A indústria da moda reconheceu a importância da fabricação do jeans de forma sustentável e também a preocupação com sua reutilização e descarte. A moda sustentável já é possível e tem se destacado cada vez mais entre os consumidores conscientes e bem informados.

Uma das gigantes do setor, a Levi’s, surpreendeu a todos quando, no início desse ano, apresentou uma nova tecnologia para fabricação das suas calças. A medida torna o acabamento mais rápido, reduz o desperdício de matérias-primas e dispensa a utilização de produtos químicos – WOW! Isso é um papel muito difícil para as marcas, pois trazendo para o campo da realidade, elas esquecem da sustentabilidade pela necessidade da rapidez da entrega de seus produtos e custos, obviamente.

Mas a Levi’s conseguiu. O método é chamado de F.L.X (future-led execution ou execução orientada pelo futuro), e possibilita  o uso da prototipagem digital e lasers para automatizar o processo de acabamento dos jeans, reduzindo assim os gastos e desperdícios com a matéria prima.

Outra marca que conseguiu desenvolver meios para fabricar o jeans sustentável foi a Saitex, empresa que atende marcas como Ralph Lauren, Calvin Klein e Tommy Hilfiger. A empresa investiu aproximadamente U$ 2 milhões para um sistema de água para tratar um rio tóxico da região do Vietnã, 90% da água utilizada no processo hoje é reciclada. No final das contas, a empresa gasta menos de um litro de água para fabricar um par de jeans.

 

Por Larissa Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − oito =