Publicado em Deixe um comentário

Perfil no Instagram explora a nostalgia dos editoriais dos anos 90

Antes de termos quadros legais sendo vendidos até em supermercados, a maneira que decorávamos nossos quartos de adolescente era com os posters que vinham nas revistas que comprávamos. Afinal, com a internet ainda engatinhando no Brasil e a conexão dial-up prevendo downloads com duração de mais de 1 ano, eram as revistas segmentadas que traziam um conteúdo mais refinado para os aficionados em temas específicos como tecnologia, videogames e moda.

A conta no Instagram @onmywallinthe90s revive essa época em que os editoriais de moda publicados em revistas se transformavam em arte nas paredes dos quartos de adolescentes, como reforça a historiadora da moda Anna Yanofsky, criadora do perfil.

A ideia de criar essa conta veio a partir de uma sensação de “desilusão distópica” sentida por Yanofsky, assim como se ela tivesse se desconectado com o mundo no momento atual. A solução foi retornar ao passado, quando já era uma aficionada por moda e quando costumava fazer colagens a partir das imagens impressas em edições da Vogue e da Harpers Bazaar.

“Eu usava rubber cement (um tipo de cola) para grudá-las em um painel de pôsteres que eu grudei nas paredes com fita crepe”, ela lembra. “Minha mãe não gostava daquele método, então eventualmente eu pendurei dois fios de barbante de uma ponta a outra do meu quarto, e passei a usar prendedores para dependurar folhas retiradas da W, Dazed & Confused, The Face, i-D, Nylon.. qualquer coisa que chegasse às minhas mãos e que não era muito caro. Eu realmente pensava que meu quarto era minha própria galeria.”

Naquela época, eram os trabalhos de Madame Grès, Cristóbal Balenciaga, Prada, Alexander McQueen, Margiela e Galliano que encantavam a adolescente que, hoje, reproduz essas mesmas imagens em uma nostálgica e inspiradora conta no Instagram, enquanto que as fotografias que originalmente serviram para decorar seu quarto quando mais jovem estão guardadas na casa de sua família, como lembrança. “É totalmente sobre nostalgia. Quando vejo certas imagens, elas me conectam de volta para aquele sentimento profundo de quando descobrimos algo novo quando adolescentes. O que posto é tudo aquilo que lembro que me deixava encantada.”

E são principalmente as top models dos anos 90 que mais chamavam a atenção da historiadora. “Quer dizer, foram os anos dourados das grandes grifes que foram reconhecidas simplesmente pelo seu primeiro nome (…) Eu aprendia todos aqueles nomes na Fashion TV e na House of Style. O movimento lento para a fotografia digital foi algo fascinante de se testemunhar.”

Então, não é surpresa encontrar tantas imagens de modelos como Kate Moss, Naomi Campbell e Kristen McMenamy no feed da @onmywallinthe90s, já que estas foram algumas das mais icônicas mulheres da moda durante a década que deixou saudade e que acompanha a onda de nostalgia na cultura pop, também transparecida nas redes sociais. Também aparecem nas postagens fotografias de moda de artistas que marcaram a década, como é o caso de Drew Barrymore, Christina Ricci e Chloe Sevigny.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dois =